Hora Certa

domingo, 26 de agosto de 2012

Projetos para Feira de Ciências


Projetos para Feira de Ciências
Na escola nossos professores utilizam-se de diversos métodos para conseguir nos passar conhecimento sobre várias disciplinas. São aulas de campo, experimentos, aulas práticas, feira de ciências, entre outros.
A Feira de Ciências é um evento de reuni grupos de alunos de várias séries, que mostram experimentos, explicando e demonstrando alguma lei ou teoria. Além de ensinar para os visitantes, os alunos também aprendem de forma prática, dessa forma entendendo melhor o conteúdo.
Algumas dicas devem ser levadas em consideração quando vamos elaborar um projeto para feira de ciências.
  • Sempre escolha a disciplina que mais lhe agrada, dessa forma suas explicações serão melhores já que sabe bem do conteúdo.
  • Faça uma apresentação de forma simples e objetiva, fazendo com que os visitantes entenda tudo mais fácil.
  • Faça antes os testes no experimento que vai fazer.
As experiências mais comuns sempre são as de física e química, geralmente são mais divertidas e interessantes de se fazer. Nos links abaixo você pode encontrar diversas Dicas de Experiências para Feira das Ciências.

Mula sem Cabeça – Folclore


Mula sem Cabeça   Folclore
Folclore Brasileiro é rico em personagens, mitos, lendas e muitas histórias que ficaram famosas e encantam até hoje muita gente. A Mula sem cabeça é um dos vários personagens do Folclore Brasileiro que ficaram famosos pelo fato de ser uma lenda bem falada. O folclore é comemorado no dia 22 de agosto em todo Brasil.

Mula sem Cabeça – Quem é?

Mula sem Cabeça   Folclore
Mula sem cabeça é mais um dos diversos personagens do Folclore Brasileiro. Esse personagem é um dos mais conhecidos pela sua figura, que é representada por uma mula que literalmente não tem cabeça. No lugar da cabeça, no final do pescoço a mula sem cabeça tem fogo, uma figura bastante curiosa. Além de não ter cabeça e soltar fogo no lugar dela, a mula ainda tem algumas características que formam essa lenda.
As ferraduras da mula sem cabeça são de prata ou de aço, e apresentam uma cor marrom ou preta.

A lenda

Existem várias versões para a origem da lenda da mula sem cabeça, essas versões variam de região para região. Porém a mais conhecida é a que conta que a mula sem cabeça surge quando uma mulher namora ou casa com um padre. Como namorar, casar com um padre é religiosamente proibido, o castigo é se transformar nesse monstro de lenda.

Mula sem Cabeça – Fotos

Iara – Folclore

Iara   Folclore
Folclore Brasileiro é cheio de figuras que desde pequenos ouvimos histórias a respeito, e desde então começamos a observar essas lendas e mitos com outros olhos. Existem vários personagens que são muito conhecidos, entre eles o Saci Pererê, a Mula sem Cabeça, Iara, entre outros.
Uma das figuras mais belas do Folclore Brasileiro é Iara, que também é conhecida como Mãe das águas, devido a sua lenda.

Iara – Quem é?

Iara   Folclore
De acordo com a lenda, Iara era uma linda sereia, com cabelos longos e negros de origem indígena, tendo a metade do corpo de mulher (da cintura para cima), e a outra metade do corpo de peixe (cintura para baixo). A lenda conta que Iara fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas rochas que ficam a beira do rio ela costuma atrair homens com seu belo canto.
Os homens que se apaixonam por Iara seguem-na até as profundezas do rio, onde de lá não retornam mais, e os poucos que retornam acabam ficando malucos em função dos encantos da Mãe das águas. A única maneira de se livrar do feitiço de Iara é um ritual realizado por um pajé.

Iara – Fotos

Energia Eólica


Energia Eólica
Uma das principais necessidades da civilização moderna é a energia elétrica, é somente através dela que conseguimos realizar diversas tarefas diárias. São várias as formas de gerar energia elétrica, mas cada uma tem sua vantagem e desvantagem, a mais conhecida são as hidroelétricas, barragens que utilizam-se da força da água para gerar eletricidade, porém é a que necessita de maior espaço geográfico.
Como alternativa existem então formas de geração elétrica alternativas, como a Energia Eólica, uma geração de energia elétrica através dos ventos.

Como Funciona

A ideia básica de seu funcionamento é simples, os aerogeradores são formados, por uma grande haste que tem um ventilador de três pás preso na parte mais alta, esse ventilador está preso por uma haste a um gerador elétrico, e com o vento, as pás começam a girar e fazem uma rotação no gerador, que gera energia elétrica. Entenda melhor na figura abaixo.
Energia Eólica

Vantagens

As vantagens da energia eólica são várias, a principal é que é considerada uma fonte de energia limpa, por não emitir gases poluentes ou gerar resíduos. Outras das suas vantagens são:
  • Fonte de energia inesgotável (o vento);
  • Pouca manutenção;
  • Geração de energia barata;
  • Retorno de investimento rápido, em seis meses os gastos são recuperados;
  • Requer pouco espaço geográfico para implantação de um parque de energia eólica.

Desvantagens

As desvantagens da energia eólica são:
  • Poluição visual, os aerogeradores são grandes, e geralmente são colocados em grande quantidade, algo que não torna a paisagem muito bonita;
  • Poluição sonora, os aerogeradores causam ruídos quando o vento bate na pá, esse barulho pode chegar a 43 decibéis;
  • Mesmo com estudos aprofundados dos ventos da região onde se vai colocar os aerogeradores, pode ocorrer de não haver geração de energia em um certo período de tempo, já que é necessário o vento.
Fazendo um balanço dos pontos positivos e negativos da energia eólica, é uma forma de geração muito boa, barata e que tem ótima capacidade de geração.

Curupira – Folclore


Curupira   Folclore
São muitas as histórias que ouvimos desde pequenos, dessas que passam de geração em geração, sobre lendas e mitos, alguns do folclore brasileiro, como o Curupira.

Quem é

O Curupira é um protetor das matas, habita-se nelas e tem como caraterísticas ser um homem pequeno de cabelos vermelhos (cor de fogo) e com os pés para trás. É um personagem lendário, que é mais conhecido nos interiores do Brasil.
Sua função é proteger a fauna (animais) e a flora (plantas), e tem como principais alvos os lenhadores, caçadores e pessoas que destroem de forma predatória.
Utiliza-se de assovios e sons para assustador os lenhadores e caçadores, como também cria imagens com ilusões assustadoras, tudo para confundir e amedrontar os inimigos da mata. É praticamente impossível encontrá-lo, sua velocidade é incrivelmente rápida, e seus pés para trás servem para confundir seus rastros.
Apesar da lenda ser conhecida em todo o país, tem suas variações em cada região, em alguns lugares dizem que o Curupira tem pele verde, e outros que ele anda montado em um porco selvagem, e que pode ou não possuir um machado.

Desenhos do Folclore para colorir


Desenhos do Folclore para colorir
Colorir desenhos é sempre uma diversão a parte. Qual a criança que não gosta de se divertir e se aventurar colorindo os mais divertidos desenhos? Além de ser uma atividade que deixa a criança entretida, colorir desenhos pode ajudar no desenvolvimento da criança também. Geralmente essa atividade é muito utilizada por professores, que aderem aos desenhos para colorir como uma atividade escolar, só assim as crianças ficam felizes e vão aprendendo com as brincadeiras.
No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore. Nessa data diversos personagens do folclore brasileiro podem ser lembrados, como o saci pererê, curupira, mula sem cabeça, entre outros. As figuras são muito procuradas para serem pintadas pelos pequenos, por isso nós separamos uma galeria com diversas imagens para imprimir e colorir de desenhos do folclore.
Desenhos do Folclore para colorir

Desenhos do Folclore para Colorir e Imprimir

Últimas Notícias

Loading...